COMO NÃO ERRAR NA HORA DE ESCOLHER O NOVO PISO

Você sabe como comprar o revestimento ideal sem errar na decisão?
Não é só pela aparência que um revestimento deve ser escolhido. O piso ideal precisa atender às necessidades dos moradores e ao orçamento da obra. A arquiteta Patrícia Greco explica que, para valorizar o imóvel, é necessário escolher materiais de qualidade, com alta durabilidade e que estejam adequados a cada ambiente.

1. Influência do clima: Um fator muito importante na hora de escolher o piso é o clima da região onde o apartamento está localizado. O piso influencia na sensação térmica do ambiente, deixando-o muito frio ou muito quente.

O mármore, granito, granilite, porcelanato, cimento queimado e o ladrilho hidráulico podem ser usados em qualquer área, desde que sigam as exigências dos fabricantes. Em áreas secas, como quartos e salas, os de madeira, vinílico e laminados são melhores.

Lembre-se, pisos de madeira são melhores para andar descalço, tanto no inverno quanto no verão. Já as pedras e os porcelanatos são materiais de superfície gelada. Nesses casos, é bom pensar em tapetes, pois trazem um aquecimento e aconchego para o ambiente.

2. Pisos Brilhantes: em locais úmidos deve-se evitar os pisos brilhantes, por terem a superfície bem polida, esse tipo de piso pode riscar com mais facilidade, além de ser mais suscetível a escorregar.
Esses pisos costumam refletir mais a luz que chega por meio das janelas, ou a artificial das lâmpadas. O excesso de iluminação pode atrapalhar o conforto visual dos moradores, a não ser que se deseja como estratégia refletir luz em ambientes de sombra, tudo depende.
Outro ponto negativo é que o brilho costuma dar sensação de gelado. Se o piso polido for desejado, é interessante contrapor com 'calor' nas paredes, nos tapetes e no mobiliário.

3. Mais indicados: Pedras e madeira costumam ser os pisos mais valorizados e nos ambientes sociais, caem bem as versões foscas. São neutros, duráveis, versáteis de compor com a decoração e fáceis de agradar a maioria das pessoas. A residência sempre fica com "cara de arrumada". Para área íntima, o piso de madeira continua sendo uma excelente opção. Além de ser mais acolhedor, é fácil de manter.

ARQUITETA PATRÍCIA GRECO

ARQUITETO PATRÍCIA GRECO

ARQUITETA PATRÍCIA GRECO

ARQUITETA PATRÍCIA GRECO

ARQUITETA PATRÍCIA GRECO

Gostou da dica de hoje ? Deixa seu comentário contanto qual o cômodo que você precisa de uma !

E para saber sobre consultas online, Projetos online,  Arquitetura e Construção, Decoração, Paisagismo, Interiores, e muito mais, inscreva-se no Blog para receber as news.

Tchau e até breve!

Patrícia Greco
Arquiteta e Urbanista

Comentários

Postagens mais visitadas