PRINCIPAIS HÁBITOS À SEREM ADOTADOS PARA TORNAR A SUA CASA SUSTENTÁVEL RAPIDAMENTE
Ter uma casa sustentável parece algo fora da realidade ou muito caro de conseguir? Na verdade, essas duas ideias estão equivocadas!
Ser ecologicamente comprometido e colaborar com o meio ambiente é algo bem fácil, que está ao seu alcance. Você só precisa saber como colaborar com a sustentabilidade por meio de ações simples.
Há várias formas de tornar sua casa um lugar sustentável e que, de quebra, ainda vão ajudar você a evitar o desperdício doméstico e a economizar. Pode ser que nem todas elas possam ser colocadas em prática de imediato, mas você pode aderir às mais fáceis agora e se planejar para incorporar as demais.
Então já sabe, já que o planeta está tendo um respiro com o isolamento, nada melhor do que adotar novas atitudes nessa nova fase, e nova forma de vida quando tudo voltar a funcionar!!!!
1. Redução do consumo de água e energia
- Invista em sensores de presença, assim evitará que você esqueça de desligar as luzes do ambiente. O preço médio é de R$ 50,00.
- Aproveite a luz natural. Invista em espelhos para refletir a luz no seu ambiente e projetos luminotécnicos feito pro especialistas....
- Invista em cisternas, elas propiciam o reaproveitamentos da água de diversas formas (água da máquina de lavar, do chuveiro, da chuva), pesquise sobre!
- Por fim, aquelas coisas básicas desligar a torneira para escovar dentes, passar shampoo, e tudo mais.....
- E claro, quem puder invista em painéis solares, uma energia limpa e renovável!
2. Escolha lâmpadas de LED
- A lâmpada de LED é a que tem menor consumo de energia. Enquanto ela gasta cerca de 7W de potência, a incandescente consome 60W, e a fluorescente, 15W.
- Em termos de preço, a de LED pode ser mais cara, mas vale a pena investir nela para ter uma casa sustentável.
- Além disso, a durabilidade do LED é grande e, com o tempo, você pode compensar o investimento.
- Invista em painéis de led, grandes luminárias para obter uma luz difusa, eles chegam a economizar 85% de energia.
3. Aprenda a optar por materiais sustentáveis em reformas
- Na hora de renovar o mobiliário, procure por móveis feitos com madeira reciclada. Quer um piso de madeira? Utilize os laminados que simulam a madeira.
- Priorize projetos com materiais alternativos e sustentáveis, como tintas ecológicas, bambu, argamassa à base de argila...
- Compre materiais em ferro velho para reaproveitamento, seu ambiente terá uma personalidade única.
4. Faça compostagem com o seu lixo
- O lixo orgânico, que não pode ser reciclado, muitas vezes é útil para servir de adubo para sua hortinha, plantas e jardim.
- Monte uma composteira doméstica com borra de café, cascas de frutas e saquinhos de chá, casca de ovo (excelente cálcio) por exemplo. Tudo isso vira um adubo muito rico que vai fortalecer suas plantinhas de forma saudável. Um verdadeiro substrato!
- Eu gosto de bater tudo no liquidificador, vira uma pastinha que misturada a terra nem se nota! Dica de quem já foi prof de paisagismo!!!
- Faça a sua hortinha, tanto no chão quanto vertical (tem post de exemplos aqui.).
Ficou inspirada? Quer saber mais sobre Arquitetura e Construção, Decoração, Paisagismo, Interiores, e muito mais, inscreva-se no Blog para receber as news.
Comentários
Postar um comentário