FACHADAS MODERNAS - FACHADAS RESIDENCIAS OU COMERCIAIS - BRISE SOLEIL
Estou voltando aqui com mais um Inspira Arquiteta desta semana. Afinal, este meu mundo da Arquitetura e Decoração, Arquitetura e Construção, Arquitetura de Interiores, Paisagismo, não para, são atualizações constantes.
Tecnologias novas, produtos novos, técnicas novas. Eu fico doida com tanta tecnologia!
Adoro testar !
Já expliquei aqui, mas vou repetir, o Inspira Arq surgiu devido eu estar diariamente navegando pela internet para ver o que está acontecendo no meu mundo da Arquitetura. Até que eu pensei: - Eu preciso criar um quadro para trazer o que está em alta desse mundo.
Acontece que eu como Arquiteta saber é uma coisa, mas adoro mostrar aos meus clientes e público em geral o que temos no mercado e como funciona. E assim, navegando nesta semana, escolhi trazer os Brises Soleil, o que são e como funciona .
Você sabia que, toda edificação precisa estar dentro das Normas de Desempenho? Normas de Desempenho são a garantia de qualidade em obras de casa e apartamentos. O conforto térmico é uma delas!
Dentro do conforto térmico, proteção solar é o assunto. Quem não deseja sol na hora certa, uma sombra no calor, uma casa quentinha no inverno, aberturas que durem mais sem o desgaste rápido da exposição solar, móveis que acabam mudando de cor pelo excesso de sol ? É o que todo mundo deseja! E é o certo a fazer tá.
Todo profissional deve projetar contando com isso. Os Brises vieram para isso.Então chega de enrolação e vamos ver como funciona e quais os tipo desse elemento de uso externo às fachadas:
Para que serve o Brise Soleil ?
Os brises barram a incidência da radiação solar antes que ela atinja a fachada e, consequentemente, o ambiente interno, reduzindo o calor recebido. Em comparação a outros dispositivos de proteção solar, oferece melhor controle dos ganhos térmicos, iluminação natural adequada e ventilação. A especificação desse elemento no projeto e a avaliação da eficiência baseiam-se na geometria de insolação, dimensões, orientação da fachada e na determinação do fator solar.
Como Funciona a Brise Soleil ?
O profissional precisa avaliar a orientação solar da superfície, e definir o horário que deseja proteger a construção da radiação solar. Requisitos para verificar o tipo de brise ideal, considerando a luminosidade, ventilação, visibilidade, custos de aquisição e manutenção. Além disso, determinar em quais situações o sombreamento é desejável. Por exemplo, climas quentes, fundamental para reduzir o ganho de calor. Já nos climas ou em períodos frios, a insolação é primordial. Há muitas recomendações específicas para cada tipo de construção, edifícios de grande altura, há de ser considerado o peso do elemento em razão de influenciar diretamente na estrutura, bem como a limpeza e a manutenção das placas. Uso de um brise fixo em edificações de grande porte é o mais recomendado, para evitar a movimentação constante das lâminas por diversas pessoas. O afastamento mínimo da fachada deve ser de 60 cm para permitir a execução de uma passarela vazada, ventilação natural e facilitar manutenções. A lâmina perfurada tem sido bastante utilizada, pois garante boa visibilidade interior-exterior, mesmo para brises com angulação de abertura menor.
Quais são os tipos de Brise Soleil e seus materiais?
Elas chegam em três modelos: verticais, horizontais ou mistos. Os brises podem ser pré-fabricados, fabricados sob medida ou moldados in loco. São classificados por diversos aspectos, resultando em ampla variedade de soluções. As categorizações mais comuns se dão pela tipologia de suas lâminas (verticais, horizontais ou mistas), pela sua mobilidade (fixa ou móvel) e pelo acabamento (liso ou perfurado). As características do material impactam na capacidade do dispositivo. Se for de cor preta ou escura, absorve 97% da radiação solar incidente, refletindo apenas 3% da mesma. Parte absorvida é conduzida e emitida para o ambiente, então cuidado se não quiser estar dentro de uma estufa! Os brises podem ser fabricados em aço, concreto, madeira, tela, vidro, policarbonato, painéis fotovoltaicos, painéis prismáticos e outros. Afinal todo avanço tecnológico na área da construção, deve vir com uma tríade de excelência, unindo a estética, a funcionalidade e a sustentabilidade.
Qualidade Sustentável !
Embora não exista certificação específica para dispositivos de sombreamento, o uso do brise garante impacto significativo em quesitos de eficiência energética e desempenho térmico e luminoso de selos de sustentabilidade — como o AQUA e o LEED. Ainda não existe uma norma específica para aplicação dos brises, apenas orientações de uso de elementos de proteção solar em edificações. A ISO 15099, por exemplo, é uma norma internacional que determina o fator solar para dispositivos da categoria em geral, mas não se aplica aos dispositivos externos à fachada em função das múltiplas variáveis envolvidas no processo.
E ahh logo abaixo eu preparei algumas imagens bem legais de exemplos de edificações com vários tipos de brises. Afinal elas deixaram de ser usadas só nos edifícios comerciais, e hoje o mais legal é que muitas residências já são vistas usando brises em suas fachadas, deixando-as modernas e com conforto térmico. Por hoje é isso.
Quer saber mais sobre Arquitetura e Construção, Decoração, Paisagismo, Interiores, e muito mais, inscreva-se no Blog para receber as news.
Tchau e até breve!
Patrícia Greco
Arquiteta e Urbanista
Instagram @arquitetapatriciagreco
Comentários
Postar um comentário