QUAL TAMANHO IDEAL PARA CADA BANCADA

Eis uma dúvida muito comum na hora de comprarmos uma cuba: qual o tamanho ideal em disposição à bancada? Muitas vezes nos levamos pela emoção, afinal, são muitas, e dos mais variados tipos e modelos.

Já vá trabalhando o seu cérebro para quebrar a crença que, quanto maior a cuba for inicialmente, melhor será, afinal, irá respingar menos fora dela, certo? Errado. Existe a questão da proporcionalidade que é essencial, tanto para evitar que ela fique perdida na bancada quanto para que a área de sobra da superfície da bancada, aquela onde você vai por seus objetos, não fique muito pequena!

Então vem com a Arquiteta aqui, vou esclarecer alguns aspectos importantes:

Coloco cuba quadrada ou redonda ?

As cubas redondas são mais delicadas e leves, e também servem para quebrar as linhas retas do ambiente, sem falar que quando o espaço da profundidade da bancada é o mínimo, elas são as ideais, pois a base possui um diâmetro bem pequeno cabendo na bancada tranquilamente.

Já as cubas quadradas possuem mais harmonia e amarração visual com o ambiente. Na Arquitetura trabalha-se muito com sensações. No caso acima, como falei da cuba quadrada e nisso se encaixa a retangular também, elas possuem mais harmonia com o ambiente, porque as paredes são linhas retas, quadradas, o forro, teto possui linhas retas, a porta também possui linhas retas formando aquele retângulo em pé, tudo isso acaba mimetizando e amarrando como digo aquele ambiente. Conseguiu saber onde quero chegar?

Dessa forma, o formato específico vai depender do Projeto de Interiores feito, do estilo, das medidas,  e dos materiais que serão usados.

Tamanho ideal para cubas redondas

O diâmetro da cuba redonda na sua parte maior pode chegar ao limite da bancada se for necessário, em bancadas muito estreitas, e não deverá passar da linha da frente, se for assim é melhor uma semi-encaixe. O ideal é que a borda maior esteja alinhada para dentro da borda, e a base deve estar sempre totalmente apoiada na bancada.

Se a torneira precisar ficar atrás da cuba, na bancada, deve ser deixado para ela um espaço de pelo menos 10cm, podendo variar de acordo com o modelo escolhido. Já se a bancada tem pouca profundidade, pode colocar a torneira na sua diagonal.

Nas laterais, é interessante deixar de folga pelo menos cerca de 10cm em bancadas pequenas, de cerca de 50 ou 60cm de largura, e pelo menos 15 ou 20cm em bancadas mais largas, a partir de 70cm de largura total.

Tamanho ideal para cubas quadradas e retangulares

As medidas de sobra na bancada devem ser um pouco maiores quando se usa cubas de formato reto, como as quadradas ou retangulares, pois elas tendem a ficar com aspecto mais pesado. Além disso, elas ocupam os cantos que as cubas redondas deixam livres, liberando então menos área da bancada para colocar objetos.

O espaço da torneira, se ela for de mesa, pode ser o mesmo, de pelo menos 10cm, ou um pouco mais se o modelo da torneira for muito grande. O ideal é de parede.

Deixar ao menos 5cm livres na parte da frente, para que a cuba não interrompa a bancada fazendo parecer que ela tem duas laterais independentes. Só esses 5cm já fazem toda a diferença para equilibrar as linhas e o olho percorrer pela bancada sem interrupções.

Já nas laterais, o espaço a ser deixado livre tem a ver com a quantidade de objetos que se queira deixar sobre a bancada, e também com a proporcionalidade. Para que fique proporcional, o ideal é que cada lado tenha pelo menos a medida da metade da largura da cuba, ou seja, em uma bancada de 80cm, por exemplo, a cuba ideal teria 40cm de largura, pois deixaria 20cm livres em cada lado, que é a metade da medida da cuba utilizada.

E por fim, 

Tamanho ideal para cubas baixas

Alguns modelos de cubas, sejam elas retas ou arredondadas, têm altura especialmente baixa, com cerca de 10cm de altura final, ou até menos. Nesses casos, valem as medidas das cubas redondas, que são mais leves, assim como elas.

As cubas muito baixas não são uma boa opção, porém, quando o espaço for muito restrito, pois elas precisam ser razoavelmente grandes na largura para que a água não respingue demais para fora.

E aí curtiu ?!

Quer saber mais sobre Arquitetura e Construção, Decoração, Paisagismo, Interiores, e muito mais, inscreva-se no Blog para receber as news.

Tchau e até breve!

Patrícia Greco
Arquiteta e Urbanista





Comentários

Postagens mais visitadas