4 TEXTOS SOBRE ARQUITETURA QUE VOCÊ DEVE LER
Afinal de contas, arquiteto tem a obrigação de estar se atualizando certo?!
Boa Leitura!!!
Cidade Genérica, de Rem Koolhaas
O renomado arquiteto Rem Koolhaas, vencedor do Pritzker de 2000 e professor de Zaha Hadid, também é escritor. No texto Cidade Genérica, ele expõe, analisa e faz uma crítica às cidades contemporâneas, comparando-as com aeroportos. Para o autor, as cidades são todas iguais e não têm personalidade. O texto faz parte do livro S, M, L, XL, escrito em parceria com o designer Bruce Mau.
Lina por escrito, de Lina Bo Bardi
Não conseguimos escolher só um texto. O livro Lina por escrito, organizado por Silvana Rubino e Marina Grinover, reúne 33 artigos da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi sobre momentos históricos de nossa cultura moderna. De quebra, retrata a capacidade de criação da profissional, que transcende o campo arquitetônico e esbanja beleza na literatura.
Window, de Beatriz Colomina
Beatriz Colomina é uma historiadora da arquitetura. No texto Window, a autora usa a figura e os estudos do arquiteto Le Corbusier para discutir diversos assuntos, entre eles a representação de edifícios. O artigo faz parte do livro Privacy and Publicity: Modern Architecture as Mass Media, vencedor do Prêmio Internacional de Livros em 1995 pelo American Institute of Architects.
A casa do Oscar, de Chico Buarque
Muitas pessoas não sabem, mas o grande nome da MPB Chico Buarque já quis ser arquiteto. Ele estudou entre 1963 e 1965 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade de São Paulo (USP), mas desistiu da ideia para priorizar a carreira musical. Anos depois, o cantor e compositor fez um texto em homenagem à arquitetura, destacando Oscar Niemeyer.
E não esqueça de se inscrever no blog porque toda semana tem news!
Tchau e até breve !!!
Patrícia Greco
Arquiteta e Urbanista
Instagram @arquitetapatriciagreco
Comentários
Postar um comentário