ANFITEATROS !!! ESPETÁCULOS AO AR LIVRE !!!

Olá, espero que todos estejam bem e com um tempinho para falarmos sobre Anfiteatros. O assunto tornou-se pauta, porque como já escrevi em outras postagens, a arquitetura faz parte do nosso viver

Por isso galera, valorizem seus Projetos, cobrem a tabela, até porque cobrar menos que a tabela, é anti ético e passível de Processo sabia?! Pois é, se liga então, isso é assunto para outro dia e com muita coisa para falar, por exemplo, não tenha medo de perder o cliente, cliente que pechincha muito no início, será cliente que trará incomodação no durante e atrasará com certeza o pagamento no depois, fala a voz da experiência e do bolso, rsrsrs!!!!

Voltando, quando digo que vivemos arquitetura, estou certa, pode ter certeza, já começa pela manhã quando você, sim, você, coloca seus pés "no chão", alguém fez esse chão, esse piso, certo? Ah beleza, então estamos falando a mesma língua. Portanto, quando estou por aí, é impossível eu não me relacionar ou melhor eu relacionar onde estou, o que estou fazendo, com a Arquitetura. Ok, ok, chega de blá blá blá Patrícia e vamos ao ponto.

Gente, tá acontecendo um tributo realizado pela Nivea ao Tim Maia, que foi um dos maiores cantores do Brasil, Ivete Sangalo (sou mega fã), e o Criolo (cantor que até então eu desconhecia, desculpa minha ignorância) cantam repertórios dele, de cidade em cidade, totalmente grátis e de preferência ao ar livre. No final eu conto minha experiência do show e terá um vídeo que gravei também.

Aqui em Porto Alegre, aconteceu no Anfiteatro Por do Sol, que particularmente de lindo só o Por do Sol. Porém quando fui pesquisando a respeito , fui entendendo o Projeto e seus elementos, mesmo torcendo a cara para o seu design. Vou largando fotos para vocês irem entendendo do que estou falando.

Anfiteatro Por do Sol - Porto Alegre/RS

Anfiteatro, já falei que conceituo as palavras buscando sempre a sua etimologia, logo, vem do Greco, ops, Grego, desculpa, brincadeirinha, rsrsrs, Amphi = ambos os lados e Theatrum = lugar para ver, resultando em, lugar para ver de todos os lados. Os gregos construíram teatros ao ar livre, formados por cenários da natureza e com um semi círculo ao redor onde se sentavam os espectadores, logo os romanos construíram anfiteatros em formas ovais. Formavam assim dois semi círculos ou dois semi elípticos unidos, propiciando então que seus espetáculos fossem vistos por todo seu perímetro. Exemplo, Coliseu de Roma, mais antigo e mais correto na minha opinião.
Coliseu de Roma - Roma, Itália
Coliseu de Roma - Roma/Itália
Então, analisando o nosso Anfiteatro, os seus elementos que compõem sua construção, como por exemplo, a base mais alta (elemento de concreto junto ao chão) para o público ter visibilidade, depois o corpo (parte amarela) que serve para abrigar o som, aumentar acústica e reverberação, mas claro, isso depende da sua profundidade e com um design que adoraria entender, mas olho, olho, olho, e continuo achando terrível, depois vem aquele elemento branco, uma caixa coroando a construção, que penso que a sua função deve ser também para o som e para mídias dos eventos, como banners e afins.

E por fim, aqueles elementos estruturais, em vermelho, que me remeteu na hora em uma estrutura de balanço de pracinha de criança. Eurecaaaa, ta aí, acho que quem projetou deve ter pensado nisso, dar a sensação de estar suspenso, pendurado. Viu só, percebi, entendi, mas por favor o design e as cores continuam me fazendo torcer a cara !!! 
Anfiteatro Por do Sol - Porto Alegre
Anfiteatro Por do Sol - Porto Alegre/RS
E olha que ele está em um lugar suuuuper privilegiado, as margens do Lago Guaíba, sendo que o nosso Por do Sol, é considerado um dos mais lindos do mundo, e aí mesmo assim, fazem um Projeto desse, sem infra estrutura nenhuma ao público, que fora o espetáculo, as pessoas são essenciais para o lugar, vou mostrar fotos na sequencia onde ele está inserido, e pasmem nada de projeto para o local!!!

Anfiteatro Por do Sol - Porto Alegre
De um lado margem com a cidade, em uma das mais bonitas avenidas, Av. Edvaldo Pereira Paiva, mais conhecida como Beira Rio

Anfiteatro Por do Sol - Porto AlegreAnfiteatro Por do Sol - Porto Alegre
No outro lado faz margem com o nosso Lago Guaíba, e ao fundo aquele Por do Sol que falei, com uma ciclovia que é uma delícia e que contorna todo o Rio. Esta avenida fecha aos finais de semana para o público aproveitar ainda mais o local.

Anfiteatro Por do Sol - Porto Alegre
Achei que a noite ele melhora, as cores se inserem na paisagem, situação que já não acontece no dia. Porém, se estudamos tanto, gastamos dinheiro em conhecimento, temos obrigação de prever todos as problemáticas!

Agora vou mostrar que não é só eu que tem essa opinião, os organizadores de espetáculos também:

Anfiteatro Por do Sol - Porto Alegre
Mascararam totalmente o pobre do Anfiteatro Por do Sol - Porto Alegre
Anfiteatro Por do Sol - Porto Alegre
Mascararam totalmente o pobre do Anfiteatro Por do Sol - Porto Alegre

Segue abaixo alguns exemplares que achei muito bacana de exemplos :

Anfiteatro Parque Centenário - Buenos Aires
Anfiteatro Parque Centenário - Buenos Aires


Anfiteatro Moisés Bertoni - Paraná
Anfiteatro Moisés Bertoni - Paraná

Hatsukoi

Anfiteatro Quinta Vergara - Viña del Mar
Anfiteatro Quinta Vergara - Viña del Mar

Anfiteatro Dela Costa - Buenos Aires
Projeto Anfiteatro Dela Costa - fica num Município de Buenos Aires

E para finalizar, o vídeo que falei que postaria, uma foto minha pra garantir que fui, e minha opinião.


Bom, espero que a Arquiteta e Urbanista aqui, realmente tenha conseguido expressar de forma clara e assertiva. E não quis em nenhum momento criticar quem faz, apenas, o feito, gosto muito de entender os Projetos, acho que é uma maneira de conseguir entender melhor as pessoas, suas cabeças no processo de criação e os elementos que compõem nossa cidade.

Sei que tudo que é público ou envolve mais pessoas, torna-se moroso e burocrático, mas fazer bem, é nossa obrigação! Não importa se é pequeno ou grande, dar o melhor, pensar no melhor para as pessoas é sim, nossa obrigação. Com a arquitetura aprendi, a me transpor para o lugar do outro, me colocar no olhar do outro, e apenas usar as ferramentas e técnicas que aprendi e aprendo para tornar o desejo do outro viável, belo e funcional principalmente. Essa tríade tornou-se primordial em minha vida e carreira.....mas sem dúvida para minha vida pessoal trouxe o principal como já falei: "Me colocar no lugar do outro"! 

Um grande beijo e um fim de semana para vocês espetacular!!!

P.S: O Show achei monótono, salvo algumas músicas!!!

Tchau e até breve!

Patrícia Greco
Arquiteta e Urbanista







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas